O que é que a IKEA tem a ver com o bem-estar animal? Entrevista com Priya Motupalli

Priya Motupalli, é “especialista em fornecimento sustentável global”, o que é certamente um título interessante para uma cientista de bem-estar animal. Diga-nos o que faz na IKEA Food Services AB!

Obrigado! É um título comprido, mas é uma posição incrível, onde coloco o foco central no bem-estar animal na nossa visão para uma agricultura mais sustentável. O meu papel é desenvolver e apoiar a implementação da nossa estratégia de abastecimento sustentável de produtos de origem animal em todos os 52 mercados em que operamos. Esta estratégia consiste num conjunto de programas que abrangem questões de bem-estar animal, impacto ambiental e saúde pública ao nível das instalações agro-pecuárias. O primeiro programa específico para uma espécie, o better chicken programme , foi apresentado ao público no início deste ano.

Que princípios aplica ao seu trabalho?

A missão da IKEA é criar uma vida melhor para as pessoas, no seu dia-a-dia. Eu levo isso a sério no meu próprio trabalho – não estou interessada em que o bem-estar animal ou a produção sustentável de alimentos sejam para um nicho de mercado em que apenas um pequeno segmento da população beneficia ou tenha acesso. O meu objetivo é procurar constantemente lugar para o bem-estar animal como elemento principal de sistemas alimentares mais sustentáveis. Isto não é simples, pois há custos e contrapartidas, e por isso tento dar ênfase na relação do bem-estar animal com questões ambientais ou sociais para poder progredir neste debate, ao invés de não avançar de todo.

Também temos algo chamado os sete princípios alimentares, que definem a direção geral dos negócios na IKEA Food. Embora exista um princípio para o bem-estar animal, o meu favorito é, na verdade, “comida é prazer”. Os consumidores já estão sobrecarregados de informação sobre o que devem fazer e não fazer para um consumo sustentável! Acho que parte do nosso trabalho é garantir que possam comprar alguma coisa no mercado sueco, ou jantar no restaurante, ou comer algo no bistro e simplesmente sentirem-se bem com isso, sem entrarem em pânico sobre a origem, ou como eram as condições de trabalho, ou como os animais foram criados etc. A comida é uma parte íntima e prazenteira das nossas vidas e fazer escolhas mais sustentáveis ​​ou saudáveis ​​não deveria ser um obstáculo a esse prazer!

Obviamente, facultar essa experiência aos nossos clientes é todo um empreendimento, e há uma grande frase do nosso fundador, Ingvar Kamprad, que dizia que “a maior parte das coisas precisa ainda ser feita”.

De que maneira a ciência do bem-estar animal está presente no seu trabalho? Usa dados ou métodos de investigação?

A ciência de bem-estar animal é uma parte crítica do trabalho – e uma das principais razões pelas quais fui contratada! A investigação é a espinha dorsal de qualquer critério de bem-estar animal que criemos, para fornecedores. No entanto, como a ciência apenas nos diz o que podemos fazer, mas não necessariamente o que deveríamos fazer, os nossos critérios para os fornecedores irão depender da legislação específica do país, feedback de ONGs e fornecedores e as expectativas dos clientes.

Além disso, recolha de dados e o uso destes para melhorar o bem-estar dos animais ao longo do tempo são parte integrante de nosso better chicken programme e também serão parte integrante de próximos programas específicos a outras espécies. Juntamente com alguns dos critérios que estabelecemos, também identificamos os principais resultados em termos de bem-estar que iremos avaliar com a ajuda dos nossos fornecedores e parceiros de distribuição. Estes dados sobre o impacto no bem-estar irá informar objetivamente sobre a qualidade de vida dos animais da nossa cadeia de distribuição. A seu tempo, poderemos usar essa informação para estabelecer áreas-chave de melhoramento e intervir de forma direcionada. Os primeiros resultados da recolha de dados do nosso better chicken programme ficaram disponíveis recentemente e estou ansiosa para que comecem a dar frutos!

Se estiverem interessado em saber como a IKEA trabalha a questão da sustentabilidade em geral: https://www.ikea.com/gb/en/this-is-ikea/people-planet/

Se quiserem saber mais sobre a visão da IKEA sobre o bem-estar animal: https://www.ikea.com/gb/en/doc/general-document/ikea-read-more-about-ikeas-view-on-animal-welfare__1364641255476 .pdf

Siga a Priya no Twitter: @drpriyamots

Sobre o programa Better Chickenhttp://5mpoultry.uberflip.com/i/976632-poultry-digital-may-2018/15?m4 =

Author: Anna Olsson

Animal welfare scientist.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s