Blog

Levar a sério o problema dos animais de companhia

Os eventos recentes envolvendo a morte de dezenas de animais em dois abrigos ilegais de Santo Tirso culminaram num autêntico furação político, com a suspensão do médico veterinário municipal, a demissão do Director-Geral da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e a passagem da tutela dos animais de companhia do Ministério da Agricultura para … Continue reading “Levar a sério o problema dos animais de companhia”

Qual é o risco do seu cão sofrer um golpe de calor?

Todos sabemos o quão perigoso é deixar um cão no interior do carro ao sol ou com as janelas fechadas. Embora os cães possuam glândulas sudoríparas na pele, elas não servem para fazer termorregulação como no caso dos humanos (excepto nas suas patas, que também suam). Para perder calor, o cão recorre a duas estratégias … Continue reading “Qual é o risco do seu cão sofrer um golpe de calor?”

A ascensão e queda do bem-estar animal em Portugal

O meu primeiro emprego em bem-estar animal foi no que é hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). Tinha acabado a minha formação na área e estava desejosa de a pôr em prática. Entrei para a recém-criada Divisão de Bem-Estar Animal, liderada pela Drª Selene Veiga, a quem ouvi defender posições avançadas sobre bem-estar … Continue reading “A ascensão e queda do bem-estar animal em Portugal”

Human-Animal Studies em Portugal: Entrevista com Verónica Policarpo

Verónica Policarpo, coordenas um novo curso de pós-graduação na Universidade de Lisboa, Animais e Sociedade. Conta-nos mais sobre este curso! O curso Animais e Sociedade faz parte de um conjunto de atividades no âmbito do Human-Animal Studies Hub. No final de 2018, o ICS-ULisboa candidatou-se ao International Development Fund do Animals and Society Institute, nos … Continue reading “Human-Animal Studies em Portugal: Entrevista com Verónica Policarpo”

Quem faz capa da revista?

Num estudo acabado de ser publicado na revista Anthrozöos, os investigadores Stephen Vrla, Cameron T Whitley e Linda Kalof analisaram as capas de 103 edições da revista National Geographic Kids 2004 a 2013. Mediram a demografia dos animais representados, o status de conservação, os níveis de carisma e os graus de antropomorfismo. Encontraram padrões evidentes … Continue reading “Quem faz capa da revista?”

O que é que a IKEA tem a ver com o bem-estar animal? Entrevista com Priya Motupalli

Priya Motupalli, é “especialista em fornecimento sustentável global”, o que é certamente um título interessante para uma cientista de bem-estar animal. Diga-nos o que faz na IKEA Food Services AB! Obrigado! É um título comprido, mas é uma posição incrível, onde coloco o foco central no bem-estar animal na nossa visão para uma agricultura mais sustentável. O meu … Continue reading “O que é que a IKEA tem a ver com o bem-estar animal? Entrevista com Priya Motupalli”

A atitude dos médicos e dos médicos veterinários em relação à eutanásia

A mais recente contribuição da Ordem dos Médicos para a actual discussão política sobre a legalização da eutanásia foi afirmar que não se envolveriam de maneira alguma no processo. Obviamente, a discussão sobre a eutanásia na medicina humana está fora do âmbito deste blog, e o Animalogos não é o lugar certo para partilhar as minhas ideias … Continue reading “A atitude dos médicos e dos médicos veterinários em relação à eutanásia”

Deveria a ética em investigação proteger primatas não-humanos como se fossem crianças?

Tenho entretido a ideia de escrever sobre o porquê de os chimpanzés não serem mais protegidos que as crianças. Mas sempre que a começo a desenvolver o argumento parece absurdo – quem conhece a legislação que regula a investigação em animais de laboratório sabe que os chimpanzés não são mais protegidos do que as crianças! No … Continue reading “Deveria a ética em investigação proteger primatas não-humanos como se fossem crianças?”

Transparência sobre experimentação animal – de quem é a responsabilidade?

A  21 de Junho de 2018, foi lançado em Portugal o Acordo de Transparência sobre a Experimentação Animal. Os então 16, agora 18, signatários do Acordo de Transparência Português concordam em: Colocar uma declaração referente ao bem-estar animal no website da Instituição. Colocar um link para o Acordo de Transparência. Fornecer informações adequadas aos meios de comunicação social e … Continue reading “Transparência sobre experimentação animal – de quem é a responsabilidade?”

Loading…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.


Follow My Blog

Get new content delivered directly to your inbox.