Debate: leite espanhol abaixo do preço do produtor no Continente

Por George Stilwell

É pena que uma cadeia que vende a imagem como sendo protectora da produção nacional e dos agricultores portugueses, não tenha noção de vergonha e venda leite exclusivamente vindo de Espanha a um preço três vezes abaixo do preço pago ao produtor.

A cadeia CONTINENTE está a vender embalagem de 1,5 litros de leite espanhol a 0,78 € sobre o qual incide o desconto em cartão de 75%, ou seja, está a vender leite espanhol a 0,13 € por litro. Esta atitude poderá levar à falência muitas empresas familiares de produtores de leite, muitos deles já a viver momentos muito difíceis devido ao elevado preço dos factores de produção e ao baixo preço pago pelas empresas de lacticínios. Se o Continente quer atrair clientes – mesmo que a custa de algum prejuízo – que tenha a coragem (e coerência) de o fazer enquanto ajuda Portugal e a agricultura portuguesa.

De pouco vale fazer feiras na Avenida da Liberdade a favor dos produtores portugueses e depois traí-los ao mínimo sinal de lucro. Usar os produtores para publicidade fácil e enganosa é uma grande falta de ética.

Author: Anna Olsson

Animal welfare scientist.

6 thoughts on “Debate: leite espanhol abaixo do preço do produtor no Continente”

  1. A verdade é que o mesmo argumento do desconto se aplica a outros produtos. Será que podemos dizer que sempre que o Continente faz um desconto em cartão de 75%, está a vender esse produto a um quarto do preço? Não me parece, porque a pessoa paga o leite na totalidade (já agora, o preço base do leite espanhol não é inferior ao do leite português) e o desconto só tem efeito na compra seguinte em que, aí sim, pode ser aplicado em qualquer produto. Por outras palavras, o Continente paga aos seus clientes para lá voltarem e usa como chamariz produtos sazonais e/ou perecíveis (em Dez. era o bacalhau, agora é o leite).A meu ver, as questões que se põem são estas: 1) deve uma empresa que cultivou uma imagem de responsabilidade social para com a produção nacional vender leite espanhol, sendo o nosso país auto-suficiente em termos de leite? e 2) existirão produtos que, devido às suas características, deveriam estar protegidos desta agressiva estratégia de vendas?

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  2. Ainda que, neste caso concreto, possa não haver um problema real de \”dumping\” (já que o desconto é dado posteriormente para fins promocionais e o consumidor paga o valor por inteiro no acto da compra), esta é uma questão que convém analisar, em abstracto. Ainda que reconheça a importância da questão económica e da ética empresarial, permitam-me balizar o meu raciocínio na questão do bem-estar dos animais. Ou seja, que repercussões no bem-estar animal poderão advir da sistemática descida do leite?O abaixamento do preço do leite que tem vindo a ocorrer há já algumas décadas resultou do melhoramento do output de leite por cada vaca, conseguido através de novas formulações de ração, mecanização da ordenha, criação intensiva e melhoramento genético. No entanto, o reverso da medalha é que este incessante abaixamento do valor de venda do leite e a concorrência por competidores estrangeiros exerce pressão adicional aos produtores para baixar ainda mais os custos de produção por cada litro vendido, o que está a levar, por um lado, a que as produções em regime extensivo percam viabilidade financeira, e que as de regime intensivo tenham vindo a intensificar cada vez mais a produção, com sérias consequências para o bem-estar dos animais. Este é um ciclo vicioso que apenas poderá ser quebrado se mudar a atitude do consumidor final, no sentido de privilegiar as condições de bem-estar dos animais de onde provém o leite, ao invés de apenas considerar o preço como critério para as suas escolhas. Não há, contudo, um real interesse da maior parte dos distribuidores em valorizar o bem-estar dos animais como uma mais-valia dos seus produtos, nem um sistema de classificação que permita categorizar todos os produtos de origem animal segundo este critério. A Anna já apontou um possível caminho (http://animalogos.blogspot.com/2011/09/podemos-privatizar-o-bem-estar-animal.html) mas sem a vontade dos empresários para criar ou alargar este segmento do mercado, a qualidade de vida dos animais será sempre, para os consumidores, uma questão ignorada.

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  3. Concordo plenamente com o Nuno e expressar a minha opinião seria repetir a sua excelente exposição. No entanto, gostaria de lançar um desafio a Zootécnicos e Veterinários. Que partilhassem aqui algumas das experiências vividas diariamente no terreno e na realidade dos produtores de leite, de forma a que o público em geral perceba que o abaixamento do preço do leite tem graves consequências para os produtores mas também para o bem-estar animal…

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  4. Claro.Era preciso comunicar de uma forma forte, clara e de uma frente unida que preços baixos de produtos de pecuária é dizer que sim a animais mal cuidados. Os agricultores, os restantes técnicos do setor e as associações de proteção animal deviam poder unir-se nesta campanha.

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