5 thoughts on “Palestra e debate com Steve Best”

  1. Ouvi Steven Best dois dias antes em Lisboa na Faculadade de Letras e não fiquei impressionado… Algum feed back interessante da palestra e debate no Porto?

    Like

  2. Não estive presente, mas passei os ouvidos pelo vídeo com o mesmo titulo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=JUQb99UA5Rs&feature=relmfuBest defende a mesma ideia como Tom Regan, que os animais têm direitos a ser tratados como um fim em si próprio. Insere esta argumentação numa análise teórica mais alargada, de pós-modernismo e pós-estruturalismo. Não identificando-me com estas teorias, a impressão com que fico a ouvir Best é que o que é relevante já foi dito pelo Regan. No entanto, isto não o desqualifica Best, e Regan está reformado (no sentido aposentado!) há 11 anos.Que eu discordo com este conceito de direitos dos animais (e questiono a compatibilidade entre ser-se académico e ativista ao mesmo tempo) é outra questão e não vai surpreender nenhum leitor do animalogos.

    Like

  3. Obrigado Anna, partilho da sua não identificação… depois de ouvir o prof. Best quase fiquei com receio de dizer que gosto de cerveja ou de andar de moto… acho que a reflexão filosófica envereda por uma via estreita que não permite debater com profundidade o estatuto moral de certos animais… parece-me interessante colocar o debate onde o Manuel Sant'ana o deixou nos comentários a um outro post: porque razão se reconhecem valores morais superiores a humanos cujas capacidade psicológicas não são diferentes das de certos animais (não-humanos) e não se reconhece esse estatuto a esses mesmos animais?Um debate que entre nós ainda não vi promovido com seriedade…

    Like

  4. Ainda que extemporaneamente, e não obstante incorrer no risco de ser rude, não posso deixar de comentar que não considero Steve Best merecedor do \”tempo de antena\” que aqui lhe foi dado. Ele é autor de frases tão incendiárias como \”Every Motherf****r who hurts animals is gonna feel the fear\” (http://youtu.be/xUoaY_ddrhc) bem como de promover e apoiar acções violentas e de intimidação pela causa animal (http://speakingofresearch.com/2012/10/23/prof-steven-best-gets-a-taste-of-his-own-medicine-and-doesnt-like-it/). Gostaria de saber que tem o PAN a dizer sobre a sua posição.

    Like

  5. Penso que este tipo de informação nunca é extemporanea. EU gostaria de saber o que tem a Universidade de Texas a dizer sobre esta maneira de o seu professor associado de agir. Tendo acompanhado a discussão à volta do Peter Singer (incluindo as campanhas contra a sua contratação no Princeton, e o cancelamento – após pressão de grupos de interesse – de uma palestra a realizar-se para o parlamento sueco), constato que por muito controversas que podem ser alguns aspetos da política dele, que saiba nunca instigou à violência.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s